quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Restauração




Juízo Final Michelangelo antes do restauro.




Juízo Final Michelangelo durante o restauro.




Juízo Final Michelangelo depois do restauro.

A Conservação e restauro é uma disciplina técnica cujo objectivo é conservar ou restaurar objectos de reconhecido valor. A validade e pertincência de intervenções em determinadas obras, particularmente, aquelas de maior importância e representatividade para a História da Arte são sempre muito questionadas. Uma das mais polêmicas já realizadas teve lugar na Capela Sistina nas duas últimas décadas do século XX nos afrescos de Michelangelo.


Restauração de Capela Sistina
No último quartel do século XX, obras empreendidas no teto da Capela Sistina no intuito de recuperar o brilho original do tempo de Michelangelo, foram motivo de inúmeras controvérsias[1].
Restaurações vinham sendo feitas ao longos dos anos. O projeto mais audacioso audacioso, entretanto, foi o empreendido sob supervisão do restaurador Gianluigi Colalucci, iniciado em 1979 com a limpeza da parede do altar: o Juízo Final, de Michelangelo.
Durante este período a capela esteve fechada ao público que visita o Museu do Vaticano - cerca de 3.000.000 de pessoas por ano - só voltando a ser reaberta em 8 de Abril de 1994.[2]


http://pt.wikipedia.org/wiki/Conserva%C3%A7%C3%A3o_e_restauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário