sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Informática



Worm


Um Worm (verme, em português), em computação, é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. Enquanto que um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, já o Worm é um programa completo e não precisa de outro programa para se propagar.
Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, tais como: deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.
Daí, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão generalizada na Internet no pico de seu ataque.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Worm
http://usstar.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/08/worm-293x300.jpg


Trojan

Antes levamos em conta que Trojan é um programa que é usado em conexão reversa ou inversa que geralmente é usado para invasão para pegar senha ou outras informações. O cavalo de troia é um programa que tem um pacote de virus que é usado geralmente para destruir um computador. O conceito nasceu de simples programas que se faziam passar por esquemas de autenticação, em que o utilizador era obrigado a inserir as senhas, pensando que estas operações eram legítimas. Por exemplo, na autenticação de uma shell, poderia ser um simples programa numa conta já aberta, e o utilizador que chegasse seria forçado a introduzir a sua password. O trojan iria então guardar o password e mascarar a conta (que seria do dono do trojan) para que parecesse legítima (a conta da vítima). Entretanto, o conceito evoluiu para programas mais completos.
Os trojans atuais são disfarçados de programas legítimos, embora, diferentemente de vírus ou de worms, não criem réplicas de si. São instalados diretamente no computador. De fato, alguns trojan são programados para se auto-destruir com um comando do cliente ou depois de um determinado tempo.
Os trojans ficaram famosos na Internet pela sua facilidade de uso, fazendo qualquer pessoa possuir o controle de um outro computador apenas com o envio de um arquivo. Por isso os trojans têm fama de ser considerados "ferramentas de script kid".

Nenhum comentário:

Postar um comentário