sexta-feira, 28 de maio de 2010

Informatica 28/05/10

5- Quem foi Kevin David Mitnick ?
Kevin David Mitnick (Van Nuys, Califórnia, 6 de agosto de 1963) foi um cracker estado-unidense, conhecido mundialmente a partir dos anos 90. Atualmente trabalha como gerente de uma empresa de segurança.
Mitnick cometeu os primeiros delitos em 1970. Invadiu vários computadores, como de operadora de celulares, de empresas de tecnologia e provedores de internet. Foi preso em 1995 e libertado em 2000 após pagar uma fiança de U$64.000.000. Ficou três anos em liberdade condicional, sem poder conectar-se à internet. Hoje trabalha como consultor de segurança na Web.
Sua história começa na adolescência em Los Angeles, durante os anos 70, quando invadiu o computador da sua escola e alterou algumas notas. Pouco tempo depois, passou a interessar-se pela pirataria de sistemas telefônicos. Para isso, chegou a invadir as instalações da Pacific Bell para furtar manuais técnicos. Entretanto, como ele tinha apenas 17 anos, acabou não sendo condenado.
Prisão
A persistência em invadir sistemas o levou à prisão pela primeira vez aos 32 anos de idade, quando ele foi condenado a um ano de prisão por invasão de sistema e furto de software da DEC. Quando ele saiu da prisão, seu telefone passou a ser monitorado, assim como suas atividades. Haydan S.A foi o hacker que ajudou Kevin a atualizar-se sobre os conceitos de informática atuais.
Fugitivo
Sem autorização, Kevin viajou a Israel para encontrar amigos crackers, violando sua condicional. Como a polícia suspeitava que ele continuava invadindo sistemas, Mitnick resolveu desaparecer. Para isso, utilizou uma identidade falsa, passando-se por outra pessoa.
Então, como fugitivo da polícia sua atividade cracker continuou cada vez mais intensa. Invasões em sistemas de telefonia celular e furto on-line de softwares foram atribuídos a Mitnick, aumentando o interesse pela sua captura.
Armadilha
Em 1994, Tsutomu Shimomura era um grande especialista em segurança do Centro Nacional de Supercomputacão em San Diego, Califórnia. Durante suas férias, seu computador pessoal - que estava conectado via Internet com aquele centro - fora invadido. Além disso, em 27 de dezembro daquele ano, uma pessoa deixou uma mensagem na caixa postal do telefone de Shimomura.
Tsutomu Shimomura, com sua reputação técnica abalada, preparou uma armadilha para Mitnick. Em primeiro lugar, colocou a mensagem da secretária eletrônica na Internet, tornado-a pública. Ele imaginou que, dessa forma, Kevin entraria novamente em contato.
Algum tempo depois, uma outra mensagem atribuída a Mitnick foi deixada na caixa postal de Tsutomu Shimomura. Ela dizia mais ou menos o seguinte: " Ah Tsutomu, meu discípulo aprendiz. Você pôs minha voz na Internet. Estou muito desgostoso com isso ".
Com o FBI acionado e com a colaboração da National Security Agency, o computador de Shimomura passou a ser monitorado 24 horas por dia em busca de qualquer indício de invasão. Da mesma forma, o seu telefone passou a ser rastreado.
Algum tempo depois, uma outra mensagem atribuída a Mitnick foi deixada na caixa postal de Shimomura.
Essa ligação foi rastreada e em 15 de fevereiro de 1995, as autoridades com a colaboração de técnicos da Sprint Cellular concluíram que o suspeito estava operando na Carolina do Norte. Com scanners de freqüência, eles verificaram um sinal suspeito vindo de um edifício de apartamentos em Players Court. Com uma ordem judicial, Kevin foi finalmente preso.
Liberdade longe dos computadores - após cinco anos preso, Kevin Mitnick foi libertado em 2000 com a condição de manter-se longe de computadores, celulares e telefones portáteis pelo período de três anos.
Atualmente, passado o período em que deveria manter-se longe dos computadores, Kevin Mitnick escreve livros e artigos sobre segurança de informações, profere palestras em diversos países e trabalha como consultor em segurança de sistemas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kevin_Mitnick

Informatica 28/05/10

4- O que é WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access)?

wimax é um novo padrão de redes sem fio que vai possibilitar velocidades de dezenas, centenas de megabits por segundo, longo alcance e sem necessidade de visada entre o ponto de uso e a estação transmissora.

Se esse novo padrão cumprir metade do que promete vai ser uma revolução nas redes de computadores. Já pensou acessar a internet em banda ultra-larga em qualquer lugar ? Diz a lenda que uma estação só de wimax será capaz de cobrir uma área circular de raio de 35km. Isso significa que uma torre só é capaz de fornecer acesso banda larga para uma cidade inteira.

Fonte: http://www.rnp.br/noticias/2005/not-050927-coord.html

Informatica 28/05/10

3- Como saber se meu PC está preparado para o Windows 7?

Assim como fez com o Windows Vista, a Microsoft tem um utilitário batizado de “Windows Upgrade Advisor” que analisa o seu PC e indica se está tudo pronto para a atualização ou se você pode encontrar problemas em potencial, quais são eles e possíveis soluções. É gratuito, mas por enquanto só está disponível em inglês.

Fonte: http://blog.nebulas.com.br/windows-7-o-que-voce-precisa-saber

Informatica 28/05/10

2- Um PC com o Windows XP ou o Windows Vista deve-se formatar o HD para instalar o Windows 7 ou posso simplesmente fazer uma atualização?


A resposta aqui é “depende”. Upgrades a partir do Windows XP ou do Windows Vista Starter não são possíveis, ponto. Você vai ter de fazer uma instalação “do zero”. Atualizações a partir de outras versões do Windows Vista são possíveis, dependendo “de onde” e de “para onde” você quer atualizar.

Exemplo: se você tem um Windows Vista Home Basic pode atualizar para o Windows 7 Home Premium ou o Windows 7 Ultimate. Mas se tem o Windows Vista Business, só pode atualizar para o Windows 7 Professional ou o Windows 7 Ultimate. A Microsoft publicou, nos EUA, uma “matriz” que explica os caminhos possíveis para a atualização.

A atualização substitui o sistema operacional atual de seu pc pelo novo, e você mantém seus programas já instalados, arquivos e configurações. Pelo menos na teoria. Uma mudança de sistema operacional é sempre complexa, e recomendamos fortemente que você faça um backup de todos (todos mesmo) os seus documentos e arquivos importantes. Assim, se o pior acontecer e algo der errado, você estará preparado e poderá recuperar seu sistema sem grandes perdas.

Fonte: http://blog.nebulas.com.br/windows-7-o-que-voce-precisa-saber

Informatica 28/05/10


1. O que é necessário para rodar o Windows 7?
Segundo a Microsoft, o novo sistema roda em qualquer computador (desktop, notebook ou netbook) com a seguinte configuração: processador de 1 Ghz, 1 GB de memória (para sistemas 32 bits) ou 2 GB de memória (64 bits), 16 GB de espaço livre em disco rígido (20 GB no 64 bits) e placa de vídeo compatível com DirectX9 e Windows Display Driver Model 1.0 ou superior.
Mas este é o mínimo absoluto. Na prática vale a regra de “o quanto mais melhor”. Um processador Dual-Core como um Intel Core 2 Duo ou AMD Phenom, 2 GB de RAM e um HD de pelo menos 250 GB (especialmente se você quiser usar o Windows Media Center) são nossa configuração recomendada.
Segundo a Microsoft, o Windows 7 foi projetado para rodar em mais hardware compatível que qualquer outro sistema operacional em seu lançamento. Isto deve aliviar problemas de compatibilidade com periféricos que assolaram os usuários na chegada do Vista, quase três anos atrás.


Fonte: http://blog.nebulas.com.br/windows-7-o-que-voce-precisa-saber
http://www.masterprodutos.com.br/loja/imagenswin7/windows_7_complete-guide_01.jpg